Portal de Beleza: Comportamento: Consumismo ou Compulsão


Comportamento: Consumismo ou Compulsão

Descubra até que ponto as suas compras são benéficas pra saúde e pro bolso


Hey  pessoas tudo bem com vocês? Vamos falar hoje um pouco sobre o CONSUMISMO .Quem aqui não gosta de ir as compras e gastar bastante ?
Isso é muito bom né, passar por aquela loja tão cobiçada e comprar aquele vestido ou sapato que estamos namorando ha um tempinho já ou simplesmente satisfazer aquela vontade de ter o que gastar.

Sim  gostoso, mas por outro lado aquela vontade incontrolável de comprar, de ter que gastar ou comprar além do que precisa não é legal.Mas antes de continuar a matéria sobre compras que tal fazer um teste hein?

Achei este teste no site da revista isto é e achei legal trazer pra cá...vamos lá responder as perguntas com toda a sinceridade possivel e somar as respostas, depois confere os resultados e tir as conclusões vamos lá?




Bom agora que já tem a resposta certa  sobre o assunto ( se você respondeu com honestidade, pois lembre se, é impossiel enganarmos a nós mesmos) vamos continuar então:

* Você é daquele tipo que não pode sair do mercado, perfumaria ou algo do tipo sem trazer alguma " coisinha" nem que for um docinho, uma ampola ou um condicionador?

* Se quando vê uma promoção na rua mesmo sem precisar, apenas pos estar barato ou ser parcelado em "n" vezes no cartão entra sem pensar e traz pra casa;

Quando vê na caixa de mensagens aquela famosa promoção 50% OFF corre lá no site e compra ;

* Quando alguém quer te vender algo e começa a ressaltar as características do produto; você  olha a embalagem, ama a cor, sente o cheiro re te agrada: ai não resiste paga a conta e enfia na  bolsa...
Quem de nós não cometeu uma loucura consumista quer seja por roupas, sapatos ou produtos de beleza, eletrodomésticos, informática.Mas precisamos ficar de olho pois o consumismo em excesso é doença; já ouviram falar em Oneomania ? Vou explicar um pouco:



Oneomania é um transtorno psiquiátrico marcado pela vontade sem controle de comprar.A doença é uma vontade incontrolável de comprar; sem absoluto critério e consciência da sua verdadeira necessidade e condição financeira.

Os oneomaníacos têm o consumo como vício, assim como um alcoólatra que precisa da bebida. Atinge qualquer pessoa, independentemente de classe social, condição econômica e formação intelectual. Enquanto está comprando,sente-se  alívio e prazer dos sintomas, que passado um tempo voltam rapidamente. O efeito do ato de comprar é semelhante ao de tomar uma droga.

A pessoa compra, por impulso, sem estar precisando daquele produto, para compensar angústia e diminuir o desconforto físico e psicológico. Logo após a compra ela se arrepende. Normalmente essas pessoas são viciadas em consumo descontrolado e estão sempre devendo.


  • Quando você vai comprar algo na hora em que está triste ou angustiada;
  • Quando  bate aquela vontade excessiva em comprar;
  • Sempre acaba gastando mais do queo combinado ;
  • Tem problemas familiares e desgaste em suas relações sociais por conta dos gastos excessivos;
  • Tem dívidas que não consegue pagar por conta desses gastos;
  • Sempre procura dar um jeitinho para cobrir a conta bancária;
  • Compra coisas que não precisa ou em grande quantidade;
  • Sempre se arrepende logo após as compras e sente-se frustrado com isto;
  • Costuma mentir, omitir e esconder as compras excessivas e também as dívidas.



Isto é uma doença e , de acordo com psicólogos a osteomania serve pra aliviar alguns sentimrntos tais como: frustração, vazio e depressão. É um desejo de possuir, de ter poder, que fica reprimido.E como a pessoa não consegue colocar pra fora estes sentimentos acaba descontando nesta necessidade louca e desenfreada de gastar como a única forma de aliviar isso.


Então vamos dicar de olho nisto tudo e, se perceber que está passando dos limites procure um médico psicólogo uo psiquiatra antes de acabar coma sua conta bancária ok?
http://www.psicosmica.com/


Gostou?Curte o Portal



Comentários do Facebook
20 Comentários do Blogger

20 comentários:

Postar um comentário

Fico Feliz com Seu Comentário, volte sempre!

PS: Comentários anônimos não serão mais aceitos ok?

Top 10