Portal de Beleza: Mitos e verdades sobre as unhas e esmaltes


Mitos e verdades sobre as unhas e esmaltes

Vamos conferir algumas questões que sempre ficamos na dúvida:

Preciso ficar alguns dias sem esmaltar as unhas para que elas possam respirar?

_Não.Isso é um mito. A unha não respira e nem precisa descansar do esmalte pois é composta por queratina, tecido cuja células estão mortas. Então não faz diferença se você esmaltar ou não.


Esmalte escuro deixa as unhas amareladas?

_Não. A coloração do esmalte não penetra nas unhas, não existe relação do pigmento do esmalte com unhas amarelas, sua unha só vai mudar de cor com o esmalte se ela estiver doente.

Misturar uma super cola no esmalte para prolongar a duração é prejudicial?

_Sim. Prejudica as cutículas, deixando-as secas, ressecadas e provocando alergias. Aplicado somente nas unhas não causa prejuízo mais como ele escorre pelas bordas não é aconselhável.


Esmalte escuro fortalece a unha?

_Não. Nenhum pigmento penetra na unha, então usar esmaltes pretos, marrons, não irá fortalecer a unha.





Crianças podem usar esmaltes?

_Não. Unhas de criança são mais moles e frágeis, e ainda não estão totalmente queratinizadas. As bordas das unhas podem ter um processo alérgico devido a sua imaturidade. Alguns esmaltes próprios para crianças já estão no mercado, vale a pena conferir.


Pessoas mais sensíveis devem evitar esmalte cintilante? 

_Sim. Os esmaltes cintilantes possuem uma composição mais agressiva, com substâncias que geram alergias com mais facilidade, um exemplo é o Tolueno e a Mica.



Posso usar base fortalecedora todos os dias?

_Não. Por traz de unhas fragilizadas há sempre um motivo, como carência de vitaminas, dietas inadequadas etc, é preciso identificar a causa e tratar corretamente. Nesses casos o médico irá recomendar produtos endurecedores a base de formol ou ácido retinoico e glicólico. 


Posso misturar óleos aos esmaltes?

_Sim. A verdade é em nada vai melhorar ou piorar a saúde das unhas, a mistura apenas dilui os esmaltes, facilitando a aplicação.




Esmaltes mais caros protegem as unhas?

_Não. Os preços altos estão relacionados a marca e não a qualidade Marcas mais caras costumam cobrar pela exclusividade de cores e pelo espessante, que faz o esmalte mais ou grosso ou mais liquido, adicionados depois da fórmula pronta.



Esmaltes, cremes e bases com vitaminas fazem bem as unhas?

_Não.A unha é composta por células mortas que não absorvem esse tipo de nutrientes. Já para cutículas podem ser benéficas.






E ai meninas concordam com tudo?
Espero que tenham gostado. BJus!!






Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Top 10