Portal de Beleza: Enrola,estica conhecendo um pouco da Química


Enrola,estica conhecendo um pouco da Química


Enrola,alisa, alisa,enrola, nós mulheres estamos em constante transformação n,ão é mesmo? Na " era da progressiva " enquanto muitas estão se rendendo a esta  praticidade outras estão se jogando na sensação de liberdade  e assumindo pra valer os cachos.

cabelos Cacheado
Mas a fase de transição pra quem quer voltar ao natural dos fios cacheados não é tão fácil: muita paciência, persistência pra poder lidar com as duas texturas dos fios ( liso x cachos), mas no final vale a pena ! Algumas não conseguem esperar e acabam desistindo,infeslismente ,agora outras para driblar essa adversidade acabam recorrendo ao permanente para ajudar na ondulação da parte lisa e ficar com uma textura mais homogênea no cabelo todo


Permanente: Mas como essa técnica funciona?

Vamos entender um pouquinho ...


Antes de mais nada, é preciso saber qual é a estrutura dos cabelos as variações de tipos:lisos, ondulados e cacheados.

As fibras dos cabelos são formadas por fios de proteínas ou polipeptídios, que são polímeros formados a partir da condensação de α-aminoácidos (α-aa). 

Cada proteína apresenta uma sequência característica de α-aminoácidos, que é denominada estrutura primária. Já as estruturas secundárias, terciárias e quaternárias de uma proteína são determinadas por interações que ocorrem em partes de uma mesma proteína ou entre várias cadeias de proteínas, isto é, ocorrem ligações entre as moléculas das proteínas nos fios de cabelo.

O formato dos cabelos depende da combinação de forças que atuam na queratina. As duas interações mais comuns são as pontes ou ligações de hidrogênio (... C ═ O ------ H ─ N...) e as pontes de dissulfeto (─ S ─ S ─), sendo que essas últimas são ligações entre proteínas por pontes de enxofre.



Simpificando o processo de como essas forças atuam no formato dos nossos bebelos , vamos pensar em quando os lavanos. Esta estrutura muda porque as moléculas de água alteram as pontes de hidrogênio existentes nos cabelos secos e, ainda, produzem novas pontes de hidrogênio entre o cabelo e a água.




Então, alterando as forças de interação entre as proteínas do cabelo é possível mudar o seu formato. O princípio básico de funcionamento da permanente é este . Mas a alteração agora é na ponte de enxofre ou dissulfeto.



O primeiro passo é aplicar nos cabelos uma solução contendo ácido tioglicólico ou tiol-acético (HS ─ CH─ COOH), que tem a função de quebrar essas pontes de enxofre, soltando os fios de proteínas:





O cabelo obedece ao penteado que é forçado. Madeixas são enroladas em peças cilíndricas,os famosos bobs. Depois, usa-se uma segunda solução, agora de água oxigenada (H2O2), que serve para refazer as pontes de enxofre, só que no novo formato, com posições novas. Quando o cabelo é solto, o penteado permanece.






Para alisar o cabelo também pode ser feito este processo: a mudança depende de como os fios de cabelo são arrumados antes da aplicação da água oxigenada. Claro que esse processo não é definitivo:conforme o cabelo  vai crescendo é preciso que ele se repita.


Sempre Lembrando:


Permanente é química e química exigem cuidados especiais independente do tipo do seu CABELO !

Gostou da Dica? Curte:





Comentários do Facebook
2 Comentários do Blogger

2 comentários:

Postar um comentário

Fico Feliz com Seu Comentário, volte sempre!

PS: Comentários anônimos não serão mais aceitos ok?

Top 10