Portal de Beleza: Cuidados a Serem Adotados Antes de se Submeter a um Tratamento Estético: Os riscos Disfarçados de Mocinhos!


Cuidados a Serem Adotados Antes de se Submeter a um Tratamento Estético: Os riscos Disfarçados de Mocinhos!

Por :Letícia de Oliveira Rocha - Fisioterapeuta fundadora do Instituto Fisiointegrare - Consultora em Laser e Estética

A busca constante pelo corpo perfeito ou próximo à perfeição tem levado muitas mulheres às clínicas estéticas e especializadas no assunto. As empresas do ramo, por sua vez, inovam cada dia mais, aguçando ainda mais o desejo feminino, seja no requisito remoção de gordura localizada, tratamento de flacidez, celulite, rugas, cicatrizes, acne, dentre outras.
Inúmeros casos de complicações decorrentes de tratamentos à base de laser, cirurgia plástica, criolipólise, hidrogel, dentre outros, tem ganhado grande repercussão na mídia e deixando a todos mais atentos aos cuidados na hora de buscar atendimento.
É necessária cautela por parte dos profissionais e dos pacientes/clientes, ambos têm responsabilidade na mediação de um tratamento. O profissional responde a um conselho de ética, devendo, portanto, somente realizar técnicas a qual são pertinentes à sua competência técnico-científico e que tenha conhecimento apurado para a sua realização; o paciente, em contrapartida, deve se cercar do máximo possível de informações acerca da clínica, se a clínica possui os alvarás para funcionamento, laudos da vigilância sanitária, da profissional que realizará o procedimento (quem é, qual a formação superior, se atualiza-se constantemente, se há processos contra ela no conselho que a rege, sobre seu comportamento – agitada, dispersa, concentrada), sobre o próprio procedimento, efeitos adversos, respostas esperadas, tempo do procedimento, o equipamento a ser utilizado, se o equipamento é liberado pela ANVISA e os produtos a serem utilizados (cremes, géis...) encontram-se dentro do prazo de validade e se utilizam produtos descartáveis, até mesmo a higienização da clínica e da profissional deve ser levada em conta. Busque indicações de clínicas em que uma amiga tenha realizado o procedimento que quer se submeter, isso pode conferir mais segurança; tenha em mãos sempre o contato do profissional em caso de dúvidas ou intercorrências pós-procedimento.
Talvez um dos aspectos mais relevantes seja a boa anamnese ou avaliação clínica da paciente, em que o profissional colherá informações relevantes, como idade, sexo, peso, deformidades estéticas, doenças existentes, histórico de possíveis cirurgias, assim, será possível determinar a indicação e a contraindicação à realização do procedimento escolhido.
É importante que o paciente tenha consciência que não existem fórmulas milagrosas, todos os procedimentos devem seguir rigorosamente as orientações fornecidas pelo profissional médico ou fisioterapeuta, atentar-se à dieta (alimentação balanceada em pequenas porções e horários pouco espaçados), bastante hidratação oral (a OMS indica em torno de 0,3ml/kg de peso corporal) e a prática de atividade física, são as considerações básicas para qualquer indivíduo que queira prolongar um resultado e manter a qualidade de vida.
Desconfie sempre que algum profissional prometer alguma fórmula milagrosa!

Gostou da Dica? Curte o Portal:





Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico Feliz com Seu Comentário, volte sempre!

PS: Comentários anônimos não serão mais aceitos ok?

Top 10