Portal de Beleza: Cuidados com Cabelos- Hidratação


Cuidados com Cabelos- Hidratação

Dicas de Cabelos - Como Hidratar


Olá seguidores tudo bem com vocês ? 

Hidratação,Hidratação, Hidratação  nos cabelos sabe o motivo?


Veja só:



Nosso fio é composto por água (cerca de 10%), lipídeos (de 3 a 6%), aminoácidos (cerca de 14%) e o restante de queratina.




Por isso a necessidade de água entende? Temos em pouca quantidade nos fios e a perdemos com facilidade devido a vários fatores que veremos mais pra frente.Imagina você comendo excesso de farinha sem beber água!
Para entender melhor a necessidade de hidratação nos fios vamos compreender um pouquinho sobre nossa  a estrutura capilar

É através da corrente sanguínea que chega na “papila” e no “bulbo” os nutrientes necessários para o  bom desenvolvimento dos fios. As células que compõem o fio de cabelo são criadas dentro do bulbo capilar e assim os fazem crescê-los. Uma dessas composições é a melanina,(o pigmento que dá cor aos cabelos). 

A medida que as células se multiplicam no bulbo capilar, vão “empurrando pra cima” as outras células, que à medida que vão subindo (ainda dentro da pele) criam a queratina, que é fibrosa e faz com que o cabelo se torne mais rígido e crie o formato de fio.

Continuando... 


Ainda dentro da pele, há a glândula sebácea, que produz o sebo. E quais as duas funções principais do sebo Érika?


1- Criar uma barreira natural da pele, impedindo a entrada de agentes externos (produtos químicos, sujeiras, bactérias)


2 – Lubrificar e criar uma camada protetora na parte externa do fio à medida que ele vai crescendo. (foto)







O Fio ainda está dividido em três partes principais:


- Medula: É a parte central do fio. Não possui função real e é comumente ausente nos fios.


- Córtex: “recheio” do fio, onde a queratina se concentra. É ela que dá a elasticidade e resistência do fio.


- Cutícula: A parte externa do fio, que se parece  com as escamas de um peixe sabe? Ela  protege o cortex de todos os tipos de agentes externos. A  cutícula  é a responsável pela maciez( aquele toque suave e gostoso quando passamos a mão nos cabelos), brilho e cor dos cabelos.



A água é essencial na estrutura do fio, para que ele seja maleável e para que os próximos passos de Nutrição e Reconstução  consigam atingir realmente o fio como um todo!  hidratar é o mais básico, deve ser feito toda semana (pra cabelos cacheados secos principalmente, cabelos oleosos podem abrir para 15 dias). 

A hidratação deve ser feita com produtos que absorvam água retendo - as nos fios para que ela seja reposta já que perde com frequência



AGENTES EXTERNOS QUE AJUDAM NA PERDA DE ÁGUA DAS MADEIXAS

Já que nossos cabelos perdem água precisa ser de alguma forma certo?Citarei algumas e darei ênfase na mais utilizada.

Sol, Cloro, Sal, altas ou baixas temperaturas ( como o ar condicionado ) temperaturas, processos químicos e a tão usada Chapinha

Com a proximidade do verão, é comum as pessoas irem à praia com mais frequência. No entanto, os banhistas devem ter cuidado redobrado com os fios. Água salgada e sol podem prejudicar a fibra capilar, deixando os cabelos ressecados e desidratados. O calor muito intenso queima o fio. Por esse motivo é fácil notar que o cabelo ficou mais opaco ou descolorado depois de uma intensa exposição ao sol.

Outro inimigo dos cabelos, em especial nos dias de calor, pode ser o ar-condicionado, que diminui a umidade do ar e deixa os fios ressecados.O aparelho emite íons negativos que provocam o efeito de frizz, além de desidratar o cabelo.

A CHAPINHA 

O uso excessivo da chapinha desidrata os cabelos. Até mesmo os aparelhos que prometem hidratar podem provocar estragos. Assim como os modelos mais comuns, eles retiram a umidade do cabelo, ou seja, fazem justamente o oposto do princípio básico da hidratação, que é levar água ao fio.  




O secador e chapinha não são os piores inimigos dos fios desde que usados da maneira correta.

A chapinha é mais agressiva nos fios tingidos, pois os  cabelos tingidos já são mais sensíveis do que o natural por causa da ação da química. Ao aplicar a chapinha, ele pode ficar mais ressecado ainda. Sem contar que que o calor excessivo pode até mesmo levar ao desbotamento da cor, deixando-o opaco.

O uso deo secador e chapinha diarimente deixa os cabelos ressecados e sem brilho, por isso a necessidade de se usar com cautela e para evitar que isso aconteça aplicar um fluido ou creme termo ativador e fazer hidratações 


 Engana se aqueles que acham que a chapinha fecham as cuticulas dos fios, pois isto NÃO acontece!
A piastra só surtirá esse efeito se for usada em um tratamento cauterizante,  Os acessórios de uso caseiro só ajudam a deixar o cabelo mais liso, mas não alteram em nada as cutículas da fibra capilar.

Passar a prancha nos fios úmidos acaba com a saúde dos fios;só é aceitável aplicar a piastra sobre os f­ios úmidos quando essa for a etapa de algum tratamento, já que ela ajuda a f­ixar os ativos no cabelo.E para evitar danos maiores ela deve ser utilizada em temperaturas específicas em cada tipo de cabelo,vejamos alguns exemplos:

* No cabelo mais grosso, ela pode atingir até 230° C
*. Já nos ­fios com escova progressiva e tinturas, a temperatura não deve ultrapassar os 200° C. 
* E nas madeixas bem f­ininhas, que geralmente são mais frágeis, o ideal é até 180° C, para que elas não se quebrem

Secar cerca de 40% do cabelo antes de começar a escová-lo ajuda no processo assim diminuimos o tempo da escova e evitamos estragos. A pré-secagem de 30% a 40% das madeixas torna a escova mais prática e menos agressiva

Com  tantas opções de chapinhas no mercado , fica difícil saber qual o modelo comprar para usar em casa. A de cerâmica leva vantagem em relação a  de titânio, pois temperatura da prancha é distribuída por toda a superfície da placa de metal de forma estável. Isso significa que os fios ficam mais protegidos das oscilações de calor no decorrer do procedimento, diferente do que ocorre com as de titânio. 

    

Outra vantagem do modelo de cerâmica é que ela otimiza o seu tempo, já que não há a necessidade de passá-la várias vezes na mesma mecha para alisar. Mas mesmo assim é bom prudente pois ela proporciona mais calor e com isso abre precedentes para a queima dos fios.



Quanto a espessura da prancha, o ideal é ficar no meio termo e apostar em uma chapinha média, que contempla as melhores qualidades da fininha e da mais larga. Ela permite o alisamento de mais fios e também torna o processo mais ágil.

Agora vou dar a minha dica de como passar a chapinha, se quiser anota aí :


- Lavo bem os cabelos e enxaguo com cuidado para evitar que resíduos de xampu e concidionador fiquem nos  meus fios.


- Tiro a umidade dos cabelos com uma toalha. O cuidado deve ser aplicado até mesmo quando a chapinha é apropriada para ser usada em fios molhados.


- Utilizo um protetor térmico  para evitar que as madeixas sofram danos irreparáveis em contato com o calor da prancha


- Verifico a temperatura da chapinha, não deixo passar dos 180º, coloco no mais fraco e por último


- Divido o cabelo em mechas de dois a três dedos de diâmetro, pass o aparelho da raiz as pontas, começando pela nuca. Tenho mito cuidado com os movimentosnão deixo a prancha parada em um mesmo  ponto por muito tempo.

Veja Também:


OS BENEFÍCIOS DA HIDRATAÇÃO

HIDRATAÇÃO COM ÁGUA DE COCO 




Isso mesmo! A água de coco contém sais minerais que hidratam os cabelos devolvendo vida aos fios! Mara né? Vamos então conhecer algumas receitinhas pra os fios com o coco:


Receita caseira de hidratação com o coco verde:



Passe a água de coco nos cabelos após ter lavado, como o último enxágüe.



Muito Importante que a água de coco deve seja natural, e não aquelas de caixinha, pois contém conservantes e outros ingredientes.





Máscara de Hidratação caseira com o coco verde:



Bata no liquidificador a água de coco com a polpa do fruto verde, por 1 minuto aproximadamente.

Para os cabelos muito danificados, pode acrescentar um pouco de óleo vegetal de coco.



Aplique a máscara obtida nos fios, deixando agir por 40 minutos.

Depois enxágüe até retirar todo o excesso.



Recomenda-se fazer uma vez por semana as hidratações.


Vamos hidratar os cabelos então né?


Gostou da Dica? Curte o Portal








Comentários do Facebook
81 Comentários do Blogger

Top 10