----------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------

Chá de Alecrim para queda e crescimento capilar





 Uma dica de tônico capilar com alecrim,para queda de cabelo e crescimento capilar


Olá pessoal tudo bem com vocês?Como anda os bebelos hein?



Ótimo, nada a reclamar ou...com queda, quebradiço,fraco, não cresce e até já esta dando leves sinais de calvície?Ou melhor quem aqui nunca teve uma queda capilar, seja qual for o motivo isso acontece frequentemente.

Veja também:

>> Pantogar ou Imecap Hair qual o melhor?
>> 21 Tônicos que estimulam o Crescimento Capilar
>> Hidratação de Maizena

Vejo nos grupos que participo ( apesar da calvície ser um problema mais masculino) muitas meninas deixando seus relatos de queda capilar, cabelo fraco e quebradiço.A maioria é por causa de químicas e tinturas mas também tem todos fatores hormonais ( falta de vitaminas).

Para o cabelo crescer o processo começa dentro pra fora , ou seja a alimentação saudável com frutas, verduras e legumes para que o bulbo capilar receba os nutrientes necessário para o bom desenvolvimento.Depois disso os cuidados de hidratação, nutrição, umectação ( o banho de óleo) e a reconstrução; além de não muita química e chapinha.
Trouxe aqui hoje uma receita muito boa para a queda de cabelo , também ajuda no fortalecimento dos fios: o chá de Alecrim já ouviram falar da planta? Então vem comigo:


O nome Rosmarinus do latim significa "orvalho que vem do mar", justificado pelas flores azuladas que inundam as praias do Mediterrâneo, lembrando o orvalho. Além de ser símbolo de fidelidade entre namorados, era usado na Era Medieval para purificar os quartos de doentes. Pela reputação de estimular a memória, conta-se que estudantes gregos usavam ramos de Alecrim nos cabelos, quando submetidos a exames.


Nome científico da planta é Rosmarinus Officinalis.
Outros nomes pela qual é conhecida também: alecrim-de-jardim e alecrim-rosmarino


Em outros idiomas ela também é conhecida:
Francês - Romarin
Italiano - Ramerino
Espanhol - Romero
Inglês - Rosemary
Alemão - Rosmarin
Latim - Roris marini

Planta aroma forte e agradável e com propriedades estimulantes, o alecrim pertence à família das labiadas e é originário da região do Mediterrâneo, Canárias e Madeira.


O alecrim é uma planta cercada de misticismo. Entre os povos grego e romano era tida como uma erva sagrada. Usada como incenso ou carregada como amuleto para atrair bons fluídos, principalmente em casamentos, e afastar mau-olhado, quebranto e inveja. Na Idade Média, era usada como defumador e fumigantes em dormitórios com pessoas enfermas. Também os egípcios usavam o alecrim em seus ritos, visto que os túmulos têm vestígios da planta.
 E quais são as Características da Planta ?


alecrim é um arbusto com altura média de 1 metro, muito ramificado, sempre verde, com hastes lenhosas, folhas pequenas e finas em forma de agulha, opostas, lanceoladas. A parte inferior das folhas é de cor verde-acinzentada, enquanto a superior é quase prateada. As flores reúnem-se em espiguilhas terminais e são de cor azul ou esbranquiçada. 


Perene (seca no inverno e rebrota no verão), o alecrim é a planta preferida das abelhas e floresce praticamente o ano todo, geralmente em encostas rochosas e ensolaradas ou ainda em solos seco e arenosos. Não necessita de cuidados especiais nos jardins.


Propriedades medicinais do Alecrim:
( olha só galera que maravilha)

Adstringente, analgésica, antiasmática, antidepressiva, antidiabética, antiespasmódica, antigripal, anti-hipertensora, antiinflamatória, antioxidante, anti-reumática, anti-séptica, aperiente, aromática, balsâmica, béquica, calmante, cardiotônica, carminativa, cicatrizante (o pó das folhas), colagoga, depurativa, digestiva, emenagoga, estimulante, estimulante da fecundidade feminina, estomáquica, eupéptica, excitante, narcótica, vasodilatadora, vulnerária, tônica, sudorífica, estomacal, febrífuga, tônica do sistema nervoso central, tonificante do útero.




Pra que males o Alecrim é indicado?



Afecção (fígado, estomago, intestinos, rins), afecções cefálicas, asma, astenia, bronquite, calvície, cansaço físico e mental, caspa, celulite, cicatrização de feridas, circulação da pele, clorose, colesterol, contusão, convalescença, coqueluche, coração, debilidade cardíaca, depressão ligeira, dermatites seborréicas, dispepsia, dor, dor de cabeça, dor reumática, dor muscular, edemas, entorse, enxaqueca, escrófulas, esgotamento, espasmo, feridas, fraqueza, frigidez, gota, gás intestinal, gastralgia, gripe, hemorróida, hidropsia, histeria, impotência, inapetência, inchaço dos olhos, indigestão, insônia, isquemia, nervosismo, nevralgias, odontalgia, paralisias, pele desvitalizada, poliuria, problemas respiratórios, pulmões, queda do cabelo, reumatismo, rins, rugas, torcicolo, tosse, úlceras, vertigem, vesícula.



Como escolher e onde encontrar


Fresco: Ele é encontrado facilmente em feiras, mercados e supermercados. Quando for comprar, escolha os ramos com as folhas mais viçosas e que não estejam manchadas nem murchas.(ainda bem que eu tenho uma pertinho de casa hehe)


Seco: encontrado em supermercados e empórios. Fique de olho no prazo de validade.



Agora vamos a receita né?





* 1 copo de água filtrada (200 ml)
* 2 colheres de sopa de alecrim


Viu que simples? E como eu faço?

Fervo em uma panela grande 1 copo de água com as duas colheres de chá bem cheia de alecrim.Quando  levanta o ponto de fervura eu desligo e abafo, té esfriar.

Esfriou eu coo e guardo em um potinho de tônico capilar mesmo. Aplico após a lavagem  em todo o couro cabeludo e faço massagens circulares para a ativação; (passo nele todo também, não tem problema) e deixo secar de preferência naturalmente e retiro no outro dia .( durmo com ele na cabeça sim, depois que seca não tem perigo de nada.

Olha não aconselho guardar o que sobra, no máximo até o outro dia na geladeira.Existem pessoas que pra conservação coloca o álcool de cereais, encontrado em casas de produtos naturais mas eu prefiro ele assim fresco  e sem mistura. 

Esse chá é uma ótima opção pra quem está naquela queda emergencial; com o uso continuo ele ajuda no crescimento e fortalecimento.Lembrando que o dermatologista é quem pode indicar o tratamento mais adequado, e pesquisar  através de exames adequados as causas da queda que pode ser hormonal ou por procedimentos químicos ok?

PS: Grávidas não podem usar este tônico, por ser abortivo


Gostou da Dica?Curte o Portal



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...