Portal de Beleza: Sulfato de sódio:Espectativas e Realidade


Sulfato de sódio:Espectativas e Realidade








Olá pessoal tudo bem com vocês?Quero falar um pouco hoje sobre os Sulfatos ( surfactantes): o que é, pra que serve, se faz mal ou não ...Vamos começar?

O lauril Sulfato de sódio é um detergente que tem a função de " limpar ", ou seja tirar a gordura de um determinado local: pele,cabelos... Ele é muito encontrado na indústria de cosmético que o utiliza em shampoos,condicionadores, sabonetes, pasta de dente e mais produtos.

Ele também ele é um detergente barato, por isso tão usado pelas empresas que, de uma certa forma estão mais preocupados com os lucros que terão do que com a nossa saúde.A função dele é produzir espuma (e muita espuma) para que o produto seja melhor distribuído na hora de lavar os cabelos, a pele .

O Sulfato de Sódio também é conhecido como:


Sodium laureth sulfate (sodium lauryl ether sulfate - SLES)
Sodium laurilsulfate (sodium lauryl sulfate - SLS)
Ammonium Lauryl Ether Sulfate(ALES)
Ammonium lauryl sulfate (ALS)

Quem tem a pele mais sensível pode sofrer as consequências: acne, feridas,dermatites, alergias, eczemas.Isso porque de uma certa forma acaba agredindo a derme pois além de limpar ele vai tirar a umidade também.Tenso né? Aliás tensoativo surfactante hehe

Bom desde que  tive dois cortes químicos, estou buscando conhecer  alternativas  mais naturais e não só isso parar com os excessos também.Mas claro que isso não é da noite pro dia, tem um processo de adaptação que no começo é meio complicadinho e o cabelo parece não responder ao processo: causa de muitas desistências por aí.Eu sou sincera, não estou 100 % livre mas estou procurando mais e mais saber a respeito.

Pelas minhas pesquisas pela net, parece que no começo o cabelo dá uma piorada, tipo " não deu certo" mas depois o resultado é satisfatório.Posso dizer por mim mesma que sou uma pessoa alérgica e sensível, tenho dermatite que quando ataca é complicado.Notei meu couro cabeludo mais saudável e os fios também: a textura dele é outra ( mesmo sem químicas mas sei que melhorou e muito).

Quando se fala de Sulfato a primeira idéia que pode vir na mente é cabelo cacheado, mas não é só isso.Claro que o cabelo cacheado por ter uma oleosidade que não acaba chegando até as pontas e por conta disso torna se mais delicado,mas os cabelos com química no geral, quem faz descoloração ( decapagem) , quem tinge ou alisa ou qualquer outro processo vai sentir a diferença.O cabelo processado quimicamente precisa de cuidados especiais também para repor o que foi perdido e na hora da lavagem com o detergente mais limpo ele vai ficar?
Nem sempre, vai embora também óleo, umidade e acaba sofrendo uma certa agressão.

Usar ou não Usar Agora?


Bom pessoal só quero deixar claro que não sou contra o sulfato e até entendo seu uso , mesmo porque eu uso hehe .Apenas quero deixar um parecer de forma que venha a contribuir com a saúde, melhora de qualidade de vida.

Também não tô aqui pra dizer pare de usar que não é bom,, mas quero salientar os benefícios do seu não uso.Disto pode ter certeza se seu cabelo está fragilizado e danificado, ou é crespo /  cacheado; ou tem a pele sensível sujeita a alergias pode ter certeza vai melhorar e muito.

Quanto a probabilidade de potencial carcinogênico do Lauril Sulfato de Sódio foi descartado pela ANVISA ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária) veja aqui.

Bom estou estudando e pesquisando bastante e qdo estiver mais expert venho aqui e trago tudinho pra vocês ok?

Veja também:

Teste de Mecha Evita Danos
Como saber se o produto é registrado na ANVISA
Os Perigos do Formol

Fonte de Pesquisa : aqui

Gostou da Dica? Curte o Portal:





Comentários do Facebook
1 Comentários do Blogger

Um comentário:

Postar um comentário

Fico Feliz com Seu Comentário, volte sempre!

PS: Comentários anônimos não serão mais aceitos ok?

Top 10